A ideia de empreender na internet para ganhar dinheiro não é nova. De fato, as oportunidades remontam ao início dos anos 90, quando o rankeamento de páginas do Google se tornou uma atividade bem remunerada e deu origem aos profissionais de SEO – Search Engine Optimization.
O tempo passou, e hoje a possibilidade de se ter um produto, trabalhar em alguma área do marketing digital ou utilizar plataformas prontas para vender produtos está à disposição de todos. Alguns defendem, inclusive, que em breve a maioria das pessoas terá parte de sua renda associada a algum tipo de negócio online.
E qual é a melhor forma para você ingressar nesse mercado?
Como Simon Sinek recomenda, comece pelo Porquê. Afinal, de nada adianta começar um novo negócio sem um objetivo e uma visão clara de onde você quer chegar. Algumas ideias para você pensar:
- Independência financeira: gerar renda passiva suficiente para cobrir seus custos fixos, de forma a você não ter mais que trabalhar, a não ser que queira.
- Trabalhar em casa: com a disponibilidade atual de ferramentas para trabalho remoto, nunca foi tão fácil convencer as empresas de que, ficando em casa, você terá mais produtividade e trará melhores resultados.
- Realização pessoal: desenvolver um serviço ou produto que esteja alinhado com suas inclinações, sejam elas sociais, artísticas, empresariais ou qualquer outra. Exemplo: uma ONG que financie estudos sobre uma espécie em extinção no Cerrado.
- Renda extra: utilizar a internet como fonte de renda adicional, operando um negócio em suas horas vagas. Exemplo: trabalhar como freelance em uma área que você já domina.
- Voluntariado: oferecer serviços gratuitos (redação, contabilidade, marketing, levantamento de fundos) a instituições que precisam de apoio de diversas formas.
Mas estamos aqui para falar de ganhar dinheiro e empreender na internet. E há muitas oportunidades para todos os tipos de personalidade. Nesse sentido, eu gosto de separar as oportunidades conforme o perfil de cada pessoa.
Veja em qual você se encaixa:
- Produtores: são os especialistas que criam produtos. Geralmente são pessoas que trabalham em uma área e têm autoridade para ensinar a respeito de um assunto com profundidade. Esse perfil por vezes é mais intelectual e prefere ficar “nos bastidores”, sem se expor excessivamente.
- Influenciadores: são os que têm o carisma e a disposição para se exporem publicamente, trazendo ao conteúdo uma apresentação atraente. Ganham dinheiro através de patrocínio, visualizações e vendas de produtos dos quais são sócios.
- Profissionais de marketing online: partindo do conteúdo desenvolvido pelos produtores, são responsáveis pela introdução dos produtos no mercado através de estratégias de marketing digital, e através do uso de ferramentas tecnológicas como redes sociais e plataformas de e-commerce, entre outras.
- Afiliados: os afiliados têm perfil comercial e um domínio razoável das plataformas de produtos online. Atuam como divulgadores dos produtos e são remunerados através de comissão por venda realizada.
- E-commerce: se sua praia é a venda de produtos físicos, há hoje excelentes plataformas para divulgação e automatização de transações para que você possa vender seu produto ou revender um produto existente.
E você? Qual é perfil de atividade que mais se encaixa à sua personalidade?



Seja o primeiro a comentar!