Como vender pelas redes sociais e ter sucesso!
Aprenda os princípios para iniciar seu empreendendorismo digital e como alcançar suas vendas com sucesso!
Nos últimos tempos, saber como vender pelas redes sociais tem sido uma enorme diferença para muitos empreendedores que não querem desperdiçar o potencial de vendas que existe nestes canais.
Com cada vez mais recursos, as principais redes sociais, como Instagram e Facebook por exemplo, estão avançando em direção da tomada de boa parte das vendas online, para consolidar sua posição no mercado.
As redes sociais reúnem uma infinidade de usuários que são consumidores em potencial para seu produto ou serviço, e ignorar um público desse é simplesmente um desperdício.
Por isso, vender pelas redes sociais tem sido uma questão cada vez mais importante, seja para as grandes marcas seja para pequenos empreendedores.
Primeiros passos:
– Capacitação profissional
– Planejar seu negócio
– Definir público-alvo (Persona ou Avatar)
– Conhecimento das plataformas
– Gerar conteúdo
– Interagir com seu público
Capacitação profissional
Como vender pelas redes sociais é uma questão cada vez mais técnica, investir em capacitação profissional é fundamental para que você tenha sucesso mais rápido nesse negócio.
O direcionamento é muito importante para uma rápida evolução.
Planejar seu negócio
O primeiro passo para quem deseja saber como vender pelas redes sociais é fazer um planejamento prévio da sua estrutura e ações.
Como em qualquer outra área do marketing digital, as redes sociais exigem que você tenha uma estrutura totalmente integrada, para que consiga não só ter sucesso em suas vendas nas redes sociais, como também, potencializar outras áreas do seu negócio.
Definição do público-alvo
Como vender pelas redes sociais sem ter um público-alvo muito bem definido. Então, logo após criar seu planejamento estratégico inicial, é necessário que você crie a sua Persona de Marketing.
Existem diversas ferramentas hoje em dia na Internet, que nos permitem determinar com exatidão quais são as características do público que desejamos atingir com nossas campanhas. O Google Analytics é um exemplo.
Criando uma Persona bem definida, você pode segmentar suas ações e direcioná-las exatamente para quem você quer atingir.
Conhecimento das plataformas
Definido seu planejamento e sua Persona, é hora de partir para a parte operacional, vamos preparar as plataformas, de maneira eficiente.
Como vender pelas redes sociais hoje em dia exige estruturas eficientes, nada mais lógico que, antes de tudo configurar suas plataformas de maneira adequada para atingir este objetivo.
Ex:
Criação da Página –
O ambiente certo para vender nas redes sociais usando o Facebook é através de uma página, e não pelo seu perfil pessoal;
Configuração Completa –
Para causar uma boa impressão aos visitantes da sua página, não deixe de fazer todas as configurações de informações da sua página;
Configure seu Messenger –
O Messenger é um parceiro importante para quem deseja vender pelas redes sociais, por isso faça os ajustes necessários;
Crie Catálogos –
Exponha seus produtos de maneira profissional para facilitar o acesso aos seus anúncios e publicações, criando um Catálogo de Produtos.
Conversão Para Conta Empresarial –
Para vender no Instagram, o primeiro passo é transformar seu perfil em uma conta empresarial, que conta com muito mais recursos;
Conexão Com o Facebook –
Para integrar a sua conta do Instagram à sua página no Facebook, é necessário fazer esta conexão nas configurações da sua página;
Conexão Com o Catálogo –
Esta é outra configuração importante, pois permitirá a você utilizar todos os recursos do Instagram.
Criação do Link da Bio – Personalizar o seu link da Bio, para facilitar o encaminhamento de seus seguidores.
Gerar conteúdo
Quando me perguntam sobre como vender nas redes sociais, além da questão da estrutura eu faço questão de dizer que conteúdo relevante é fundamental. É ele que cria laços de relacionamento com o seu público.
O conteúdo para redes sociais não pode ser feito na correia. Exige planejamento, estrutura e acima de tudo qualidade. Sem isso, são apenas postagens e não marketing digital.
Compartilhar conteúdos com o objetivo de manter contato constante com seu público.
Você deverá criar três tipos de conteúdo:
1-Conteúdo de Engajamento;
2-Conteúdo de Display;
3-Conteúdo de Vendas
Interaja com seu público
Outra dica que considero fundamental para quem deseja saber como vender pelas redes sociais é manter uma interação constante com o seu público, outro fator que os algoritmos levam bastante em consideração na hora de avaliar a sua relevância.
Além disso, para aprender a vender pelas redes sociais, você tem que conversar com seus seguidores e clientes em potencial! O marketing nas redes sociais é feito justamente através da criação de laços de relacionamento.
Use e abuse do Messenger no Facebook.
Todos os tópicos citados acima irão fazer você crescer gradativamente de forma orgânica. Que é muito efetivo com o passar do tempo.
Para resultados mais expressivos e rápidos vamos falar um pouco do tráfego pago!
O que é tráfego pago?
Primeiramente, para entender o que exatamente significa tráfego pago, é preciso entender o que significa o tráfego da sua página. De forma bem simples, tráfego diz respeito a acessos no seu site, loja ou página.
Hoje em dia, como os sites, páginas e até mesmo perfis em rede sociais são ferramentas poderosas para o marketing digital, é possível pagar uma certa quantia para atrair visitantes para suas páginas, ou seja, o tal tráfego pago.
Nesse caso, você investe um valor em uma determinada fonte e isso faz com que mais visitantes cheguem até sua página. Um exemplo que você com certeza já se deparou é um anúncio do Google. Nesse caso, você escolhe uma palavra chave relevante para o seu negócio e, quando pessoas pesquisarem por ela, a sua página aparece primeiro.
Tráfego pago e orgânico!
A diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago é que, basicamente, o tráfego orgânico não possui nenhum custo direto, então, os visitantes chegam até suas páginas de forma natural.
Exemplo: Uma pessoa que está procurando por uma gráfica, ao realizar uma pesquisa no Google com os termos “gráficas no centro em Rio de Janeiro” encontrará vários resultados e, clicando neles, se torna uma visita orgânica para aquele site. Então, é como ter publicidade gratuita para um enorme número de pessoas. Parece fácil, certo? O problema é que, com tantos resultados e tanta concorrência, aparecer na primeira página das buscas do Google não é uma tarefa simples.
Quais as vantagens
Como dissemos, ter um tráfego orgânico recorrente é excelente para seu negócio, porém, não é uma tarefa simples. Resultados orgânicos são bastante efetivos, mas uma estratégia de SEO só funciona a longo prazo (média de 2-3 meses) e exige muito estudo, planejamento e dedicação. Então, se você não possui uma grande equipe de marketing especializada em marketing de conteúdo, o tráfego pago é uma excelente alternativa.
O tráfego pago gera resultados expressivos de imediato e, acredite, você não precisa investir tanto dinheiro quanto pode imaginar.
Agora que você já tem uma boa ideia sobre como vender pelas redes sociais e ter sucesso, é apenas uma questão de se planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia com este e outros artigos sobre vendas, sempre buscando aumentar seu conhecimento.



Seja o primeiro a comentar!