Quais são os 8Ps do Marketing Digital?

O Marketing Digital nunca se fez tão presente e essencial no dia a dia comercial, seja para empresa ou empreendedor. Considerado como uma técnica de ações digitais no mundo virtual para divulgar, comercializar produtos, melhorar sua rede de relacionamentos e captar novos possíveis clientes, essa prática, para surtir efeito positivo, precisa passar por alguns processos dos quais vamos abordar ao longo do texto.

Na metodologia tradicional, o marketing é abordado em seus 4Ps, sendo:  praça, promoção, preço e produto. Porém, com a constante evolução da sociedade e completa adaptação e dependência do digital, a metodologia do marketing para a internet foi adaptada em seus 8Ps por Conrado Adolpho, que é escritor, consultor, palestrante de marketing digital e autor do livro Google Marketing.

Com o objetivo de tornar as estratégias de marketing, mais práticas, eficientes, acessíveis e modernas, o autor considerou os seguintes pontos:

  • 1) Pesquisa

O primeiro tópico está diretamente ligado a um item super importante de qualquer planejamento estratégico: a pesquisa. E justamente por hoje em dia poder ser adaptada ao formato online, além de proporcionar muito mais praticidade, permite que a pesquisa de mercado com as ferramentas necessárias ao seu negócio, proporcione resultados para entender melhor o seu stakeholder, seus desejos, hábitos de consumo e sejam capazes de resultar em melhorias mais eficazes no seu atendimento e/ou produto.

  • 2) Planejamento

Assim como nos 8Ps, o planejamento é um dos elementos mais relevantes em qualquer estratégia, já que ele fundamenta todas as ações do projeto. Quando falamos em planejamento comum, podemos brevemente imaginar, por exemplo, a planilha do 5W2H, em que precisamos identificar os seguintes processos: O que? Quem? Onde? Por quê? Quando? Como? Quanto?

Sendo assim, para gerar impacto nos resultados do marketing digital, o planejamento envolve elementos de ordem prática, como no exemplo citado anteriormente, levando em consideração itens como dias de postagens, horários, linguagem do conteúdo, dentre outros elementos relevantes.

  • 3) Produção

A etapa de produção ocorre quando todas as suas estratégias de marketing transformam seu planejamento em ações reais. Esse é o momento de colocar em prática o desenvolvimento de todos os conteúdos, vídeos, materiais redes sociais e qualquer outro elemento que componha sua estratégia.

Importante ressaltar a relevância em focar no interesse da sua persona, sempre mantendo como objetivo o engajamento e interesse do seu público.

  • 4) Publicação

Ao publicar algum material, automaticamente você está tornando o conteúdo da sua estratégia de marketing digital um conteúdo público por meio de plataformas digitais. Por isso, é de extrema importância analisar e levar em consideração todos os canais de comunicação adequados ao seu público alvo.

  • 5) Promoção

Aumentar a visibilidade faz parte de toda estratégia de marketing, até mesmo aquela que não está presente no meio digital. Portanto, o impulsionamento do seu produto ou conteúdo precisa ser conhecido e estar visível para o mercado.

No cenário digital, a promoção se caracteriza principalmente por postagens patrocinadas, anúncios e vários outros elementos da comunicação comercial que vão promover a sua marca. Alguns exemplos de muito sucesso são o Facebook Ads e Google Ads.

  • 6) Propagação

O sexto “P” é identificado pelas formas de como fazer a propagação da sua mensagem e consequentemente dar mais alcance e destaque ao seu produto.

Uma boa aposta são as redes sociais, desde que utilizando as mais apropriadas ao seu produto ou serviço. Possuindo algum conteúdo infantil, aposte por exemplo em vídeos no Youtube. Por outro lado, nos casos de e-commerce, invista no Instagram.

  • 7) Personalização

A adaptação do seu processo de comunicação com o cliente é o que se da a personalização da sua marca. Uma forma de aproximar a sua imagem a percepção do público alvo é moldando o diálogo a partir do feedback recebido, o que torna a marca mais eficaz e consequentemente eficiente na comunicação direta. Lembre-se que a personalização está diretamente ligada à sua persona.

  • 8) Precisão

O nosso último “P” e não menos importante, consiste do pós-aplicação das estratégias, já que sua função é compreender e analisar os resultados, entendendo que os pontos fracos devem ser mudados para proporcionar melhorias nos resultados. Algumas redes sociais disponibilizam ferramentas gratuitas para análise de resultados da sua campanha. No Instagram, por exemplo, temos o Instagram Insights.

Lembre-se que tão importante quanto entender os 8Ps do marketing, importante também é entender como e quando adotar cada uma das etapas ao seu negócio. Todos os itens apresentamos acima fazem parte de uma metodologia que deve ser aplicada de forma planejada e estratégica. Cada etapa possui um processo adequado para gerar resultados e é sempre bom lembrar que isso permite o ajuste necessário ao seu negócio, já que os resultados são mensuráveis e permitem o desenvolvimento, gerando mais impacto assertivo nas suas vendas.

Faça parte da nossa lista VIP!

 

Receba em primeira mão as melhores dicas sobre Empreendedorismo!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Leave a Reply

*

Seja o primeiro a comentar!